Modalidade organizativa do tempo didático: Sequência didática
Área de Formação Humana: Pensamento Lógico-Matemático
Turma: Pré
Educadora: Jaqueline dos Santos
Tempo estimado: quatro aulas
Título: Conceito de grandeza
Justificativa
É importante trabalhar este conceito, pois é na educação infantil que vem a necessidade de compreender o tamanho dos objetos de seu cotidiano.
Objetivos
- Explorar e relacionar os objetos e seus atributos, percebendo semelhanças e diferenças (medida).
- Classificar os objetos do seu cotidiano por critérios (tamanho).
- Estabelecer a relação de grandeza entre os objetos, identificando maiores e menores.
Condições para realização
Materiais
- Objetos variados
- Blocos Lógicos
- Kidsmart – Jogo: Casa da Matemática
- Tênis das crianças
Espaço
- Sala de atividade
Desenvolvimento
1º etapa: Selecionar os objetos da sala e fazer a separação em três caixas: PEQUENO, MÉDIO e GRANDE.
2º etapa: Brincar com os blocos lógicos, possibilitando a separação das peças em pequeno, médio e grande.
3º etapa: Utilizar a caixa tátil com três objetos (um pequeno, um médio e um grande). A criança deverá apalpar e sentir o tamanho do objeto.
4º etapa: Brincar com o joguinho do Kidsmart “A Casa da Matemática da Millie” onde deve-se achar o par de sapatos do tamanho conforme o pedido dos personagens.
5º etapa: Para finalizar a sequência de uma forma lúdica, vamos brincar de Torre de Tênis, onde as crianças tiram os tênis e fazem uma pilha com os tênis todos misturados, ao som da educadora, as crianças devem partir em direção a “torre” e calçar seu par de calçados rapidamente.
Avaliação
Durante as atividades iremos observar:
- Qual o critério utilizado para separar os objetos.
- Se a criança apresenta alguma dificuldade para fazer a seriação.
- Se a criança descobre, compara e diferencia o tamanho dos objetos.
- Se a criança estabelece estratégias durante as atividades.
Caixa tátil |
separação de peças por tamanho |
Comentário educadora Jaqueline:
Foi importante trabalhar este conceito pois as crianças entenderam que cada objeto tem um tamanho. Propiciando as atividades de manipulação de objetos, as crianças chegaram, a conclusão que comparando o tamanho de cada objeto descobririam mais facilmente qual a grandeza de cada um, ou seja, descobriram que medir significa comparar as grandezas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário