3 de set. de 2011

Trabalhando o Pensamento Lógico-matemático na turma do Pré

Sequência Didática

Ø      Área de formação humana: Pensamento Lógico-Matemático

Ø      Sequência didática: Qual é o número?

Ø      Tempo estimado: Três semanas (duas vezes na semana)

Ø      Objetivo: Ampliar relações quantitativas, desenvolvendo gradativamente o conceito de número e o pensamento operativo.

Ø      Etapas:
1ª – A turma conheceu o jogo do software da Millie – “Qual é o número?” e jogaram com muita atenção.












2ª e 3ª – Conversamos sobre as situações em que podemos encontrar números e as crianças recortaram de revistas figuras representando essas situações, em seguida, confeccionamos um painel coletivo com as figuras recortadas.












4ª – Com o auxílio da professora, as crianças confeccionaram o jogo do dominó e o jogo da memória (envolvendo quantidades), e em equipes, as crianças conheceram as regras do jogo e jogaram.





5ª – Jogamos o jogo da quantidade: Cada criança escolheu um cartão onde tinha figuras representando uma quantidade. A criança fez uma contagem das figuras (com a ajuda da professora) e, em seguida, achou outra criança (o seu par), que tinha a mesma quantidade de figuras.

 



6ª – Formamos pequenas equipes e as crianças jogaram os jogos de amarelinha e percurso (jogo onde as crianças jogam um dado e andam a quantidade de casas de acordo com a quantidade de bolinhas do dado. Quem chegar primeiro até o 10 é o vencedor).











7ª – Fizemos uma visita até um supermercado perto do CMEI. As crianças tinham um valor simbólico (R$2,00 – cedido pelos pais) e compraram alguma coisa do supermercado. A professora enfatizou o valor do dinheiro e se a criança tem dinheiro suficiente para pagar o produto que pegou. Quanto retornamos ao CMEI, fizemos um delicioso lanchinho!!!!



 


 Comentário da professora Josiane G. Lous:

           O ensino de matemática tem suscitado inúmeras discussões em relação às metodologias aplicadas em sala de aula. Ao contrário da concepção que vigorou por séculos, onde se acreditava que toda a aprendizagem ocorria pela repetição de um modelo, ou pela memorização de uma técnica, atualmente prima-se pela aprendizagem significativa. Frente às necessidades apresentadas pelos alunos, a proposta da sequência didática teve o aspecto lúdico como estratégia para desenvolver na criança o prazer da conquista dos símbolos e operações matemáticas, presentes em jogos que despertem a pensar, calcular, antecipar resultados e desenvolver estratégias cada vez mais adequadas às metas fixadas e relacionar-se com o grupo de forma sadia. O jogo  tornou-se um mediador do processo de desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático, tão necessário para a vida. É importante ressaltar que a finalização da sequência com a visita ao supermercado foi muito produtiva, pois surgiram várias situações – problemas onde a criança foi desenvolvendo a capacidade de buscar, analisar, selecionar e apreender informações, criar e formular estratégias, construindo assim o saber matemático, em vez de realizar exercícios e técnicas de memorização.

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